Tempo de leitura: 2min


O que você vai encontrar:


  • Diferença entre suco de frutas e néctar de frutas
  • Por que preferir comer fruta em vez de suco
  • Em quais momentos e como consumir fruta para evitar pico glicêmico
  • Como diminuir o pico glicêmico do suco

As principais refeições como almoço e jantar são geralmente acompanhadas de suco de frutas. Apesar de também ser uma forma de consumir frutas, comê-las in natura (da mesma forma em que é retirada da natureza) e, de preferência, após as refeições é uma opção melhor.


Em primeiro lugar, é importante diferenciarmos suco de fruta de néctar de fruta. O néctar é o suco de caixinha, um alimento ultraprocessado que pode conter açúcar adicionado e aditivos químicos como aromas e corantes, enquanto o suco é a bebida feita apenas por fruta madura e sadia, podendo ou não ser diluída em água, com a fruta in natura. Neste conteúdo vamos comparar o suco de fruta com a fruta in natura. 


Quando você consome uma laranja, por exemplo, consome o caldo, as fibras, as vitaminas e os minerais. Sem contar que ao comer a fruta a quantidade de carboidrato é menor, enquanto no suco, por utilizarmos uma quantidade maior de fruta, o teor de carboidrato também aumenta. Isso ocorre porque enquanto você comeria uma única laranja, ao beber o suco, você consome cerca de quatro ou cinco unidades dessa fruta.

O suco de frutas ainda pode perder parte das fibras, já que o bagaço ou a casca são geralmente desprezados, e também das vitaminas e dos minerais, principalmente se não for consumido na hora. Além disso, como o tempo para ingeri-lo também é mais rápido do que seria comer a mesma quantidade de frutas, o carboidrato que já está em maior quantidade no suco é digerido de forma rápida, podendo gerar um pico de glicemia, fazendo com que o corpo armazene a glicose em excesso em forma de gordura no organismo. 

Qualquer alimento que contenha carboidrato tem potencial para gerar um pico de glicemia, alguns mais e outros menos. Mas para que isso não aconteça existem algumas estratégias como, por exemplo, associá-los a fonte de proteínas, gorduras e fibras ou comê-los por último, como sobremesa.

No caso da fruta, uma alternativa seria associá-la com castanhas, aveia ou comê-la após as principais refeições. Apesar de ela ser uma opção superior ao suco, caso opte por tomar o suco, também é melhor consumi-lo depois do almoço ou jantar ou, se for tomar em outro momento, adicionar ½ dose de colágeno neutro por ser uma fonte de proteína, lentificando a absorção do carboidrato e, consequentemente, diminuindo o pico glicêmico.