A low-carb (LC) é uma das dietas mais procuradas quando o assunto é emagrecimento. Essa dieta consiste em reduzir a quantidade de carboidrato e priorizar proteínas e gorduras, mas muitas pessoas diminuem drasticamente ou excluem alimentos fonte de carboidratos da alimentação e aumentam muito o consumo de gorduras.


Alimentos como carnes, peixes, ovos, vegetais, oleaginosas, azeite, óleo de coco e laticínios como queijo e iogurte são a base da (LC).

Já o pão, arroz, massa, tubérculos, sucos e alguns tipos de fruta como manga, caqui e banana devem ser consumidos de forma controlada e os alimentos ultraprocessados são completamente excluídos. 


Tanto gordura quanto proteína possuem efeitos sacietógenos e por estarem em maior quantidade nessa dieta, trazem bem mais saciedade, já que retardam o processo de digestão. Apesar disso, a gordura é o macronutriente que mais possui calorias por grama. Enquanto 1g de proteína possui 4 kcal, 1g de gordura possui 9 kcal. Por isso é preciso se atentar ao consumo de gorduras para não exagerar e fazer com que a dieta cause efeito contrário.


Além disso, como possui um menor teor de carboidratos ​​e é rica em antioxidantes, vitaminas e minerais, a LC pode diminuir os níveis de triglicérides, controlar a quantidade de açúcar no sangue e parâmetros cardiovasculares e levar a perda de peso, quando ajustada.


Quando esse consumo de carboidrato é muito pequeno ou esse macronutriente é excluído da dieta, pode gerar dores de cabeça, dificuldade de concentração e exaustão mental, fraqueza, indisposição física, cãibras musculares. 


Isso acontece porque o carboidrato é a fonte preferencial de energia do cérebro e o músculo o armazena na forma de glicogênio, que serve como estoque energético para as atividades diárias e exercícios físicos. Sem contar que alimentos que contém esse macronutriente também são fonte de vitaminas e minerais como vitaminas do complexo B, vitamina C, vitamina E, ferro, cálcio e magnésio.


Então para que você atinja seu objetivo de emagrecer de forma saudável e sem os efeitos colaterais que uma dieta low-carb desajustada pode causar, é imprescindível que você faça essa dieta com acompanhamento de um nutricionista.