Se você tem nos acompanhado por aqui, já sabe que o suplemento de colágeno é feito a partir de alguns tecidos bovinos, suínos ou de peixes. Mas será que daria para comer colágeno direto da fonte?


E a resposta é sim! Porém,como o colágeno não está na forma de peptídeos nos alimentos, ao ser absorvido como aminoácidos pelo organismo, ainda não se sabe dizer se ele traz algum benefício para as articulações ou para a pele, porque a princípio, o corpo enviará para o tecido que mais precisar. Então vamos para os alimentos?


Cortes mais duros de carne como acém e peito bovino (brisket) são cheios de tecido conjuntivo e, por isso, são uma das fontes mais abundantes de colágeno. Só que o grande consumo de carne vermelha não é recomendado por não ser saudável para o organismo e por não ser ambientalmente sustentável a longo prazo. 


O colágeno também é encontrado nos ossos e na pele dos animais. O caldo de ossos, que não é muito comum por aqui, é um exemplo de alimento riquíssimo em colágeno. O preparo consiste em cozinhar de 4 a 24h os ossos de animais em água com um pouco de vinagre para ajudar a dissolver o osso e liberar colágeno. 


Além do caldo de ossos, a gelatina sem sabor também é uma forma de colágeno produzida pela fervura de ossos, cartilagem e pele de animais.


Alguns outros alimentos também podem auxiliar na produção de colágeno por conterem os aminoácidos que formam a proteína de colágeno (glicina, prolina e hidroxiprolina) como ovos, aves, carnes de maneira geral, peixes, laticínios e leguminosas.


Mas não acaba por aí! A produção de colágeno também necessita de nutrientes como o zinco, encontrado em mariscos, legumes, carnes, nozes, sementes e grãos integrais; e vitamina C de frutas cítricas, frutas vermelhas, folhas verdes, pimentões e tomates.


E você? Já consumia alimentos ricos em colágeno?