Tempo de leitura: 3 minutos. 


O que você vai encontrar:

  • Definição da Síndrome do Intestino Irritável (SII);
  • Origem da SII;
  • Fatores associados a SII;
  • Como diagnosticar a SII;
  • Estratégias para melhorar os sintomas da SII.


Quando pensamos no tratamento de distúrbios gastrointestinais, a alimentação tem um papel essencial para uma conduta assertiva. No caso da Síndrome do Intestino Irritável (SII), uma condição caracterizada por sintomas de desconforto abdominal, dor, diarreia e constipação, não é diferente.


A causa da SII é desconhecida, mas supõe-se que a alteração da movimentação intestinal esteja relacionada aos fatores emocionais, dietéticos, farmacológicos ou hormonais, e dessa forma, esses aspectos podem precipitar ou agravar os sintomas gastrointestinais. 


Por esse motivo, a SII é compreendida como uma associação de fatores fisiológicos e psicossociais, sendo os indivíduos ansiosos, depressivos ou com outros transtornos mentais mais prováveis de desenvolver a doença.


O diagnóstico, feito por um médico gastroenterologista, é de exclusão, e a classificação do distúrbio ocorre de acordo com o padrão de perturbações do trânsito intestinal. Além disso, seu tratamento depende da apresentação clínica.


Apesar de não haver cura para a SII, o tratamento é multidisciplinar e há algumas recomendações nutricionais a serem seguidas para obter uma melhora dos sintomas. Uma dieta com baixo teor de FODMAPs (carboidratos fermentáveis) pode diminuir o desconforto causado por esses nutrientes,já que os FODMAPs são conhecidos como um importante gatilho para a manifestação dos sintomas de SII. Por isso, a atuação do nutricionista é de suma importância para que o protocolo low-FODMAP (dieta com baixo teor de FODMAPS) seja aplicado de forma adequada. 


Outra estratégia possível é o consumo de fibras solúveis para tratar sintomas globais da síndrome, já que essas substâncias têm importante papel regulador no intestino, modulando a microbiota intestinal.


No Collagen Fiber, um colágeno desenvolvido para cuidar da sua saúde intestinal, você encontra fibras prebióticas, como a goma acácia, que tem baixo potencial de fermentação, e o psyllium. Assim, este produto é uma excelente opção para auxiliar no funcionamento saudável do intestino e desfrutar das diversas qualidades promovidas pelo colágeno, incluindo seu papel benéfico no intestino.