*Escrito por Dr. Wilson Rondó (CRM47078)

 

Por acaso, você já percebeu que tomar o café da manhã faz com que você sinta fome pouco tempo depois? Se a resposta for sim, muito provavelmente você está tomando o tipo errado de café da manhã.

Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o que é uma refeição saudável pela manhã, apesar de seguirem o que a maior parte da mídia e os peritos de saúde convencional recomendam.

Veja os cinco “erros” mais comumente aceitos como corretos:

1 - proteína insuficiente
2 - fibra insuficiente
3 - nenhuma gordura
4 - comida insuficiente
5 - comer tarde demais de manhã
 

Erros comuns no café da manhã

 

1) Comer alimentos altamente processados e carregados de açucares.  Isto inclui cereais matinais, torradas, pãezinhos, bagels e outros sanduíches presentes no café da manhã.  Esses são alguns dos piores alimentos que você pode ingerir.

 

Essas comidas podem saciar sua fome atual, mas te empurram para desastres metabólicos e fornecem combustível para o excesso de gordura corporal e para doenças relacionadas à obesidade. Infelizmente, muitos recomendam a necessidade para mais proteína e deixam de tratar do assunto de excesso de carboidratos.


2) Consumir laticínios pasteurizados, incluindo o leite e o iogurte. Eles também estão no escuro sobre o fato de que a maioria dos iogurtes comercialmente disponíveis são absolutamente repletos de açúcar!

Sejam eles integrais ou de baixa gordura (que é pior ainda), estes iogurtes comerciais pasteurizados simplesmente não são uma boa fonte de proteína ou de gordura.

O iogurte feito de leite orgânico cru, por outro lado, pode ser um alimento de saúde útil para muitos e é algo que você pode facilmente fazer em casa.  Este tipo de iogurte contém proteína benéfica e gordura saudável, mas acima de tudo, muita bactéria benéfica, tornando-o um alimento ideal no café da manhã.

 

3) Falta de gorduras saudáveis. Este é um erro sério! Exemplo: azeitonas e azeite; cocos e óleo de coco; manteiga feita de leite cru proveniente de gado criado em pasto; castanhas cruas, especialmente a macadâmia; gemas de ovos orgânicos pasteurizados; abacates, carnes de gado de pasto, óleo de palmeira, óleos de castanhas orgânicas sem aquecimento.

 

No caso dos ovos, quanto menos cozidos, melhor, já que muitos dos nutrientes na gema são suscetíveis a danos por calor.  Portanto, ovos cozidos moles ou pochê são as melhores opções.


Então, que tal acertar o seu café da manhã e garantir um dia cheio de energia e disposição?

 

 

Fique por dentro

Receba conteúdos e notícias sobre vida saudável, nutrição e bem-estar no seu e-mail. Inscreva-se em nossa Newsletter!