A medicina Ayurveda foi desenvolvida na Índia há cerca de 7 mil anos e raspar a língua é uma prática recomendada para eliminar toxinas e estimular o "fogo digestivo", conhecido como agni.

Ao acordar, geralmente nossa língua está coberta por uma camada branca chamada saburra lingual. Enquanto dormimos, o sistema digestivo trabalha para digerir e metabolizar os alimentos que foram consumidos ao longo do dia e para remover impurezas. Como resultado desse processo, ficam na boca restos mal digeridos, acúmulo de bactérias e células mortas.

Quando não higienizamos a língua no início do dia, essas toxinas são ingeridas novamente, voltando para o nosso organismo, por isso recomenda-se raspar a língua. Aderir esse hábito contribui para:

  • diminuir o mau hálito;
  • melhorar a percepção de sabor dos alimentos;
  • facilitar a digestão.

O ideal é que a língua seja raspada todo dia logo ao acordar com raspador de cobre, de preferência, já que o cobre também é antibacteriano. O movimento é feito de trás para frente e a cada raspagem o raspador deve ser enxaguado. 

Esse é um mini-hábito diário que não exige muito tempo e que pode transformar sua rotina! Experimente e em poucos dias será capaz de sentir a diferença.