A medicina Ayurveda foi desenvolvida na Índia há cerca de 7 mil anos. O seu grande diferencial é que o foco não está apenas na saúde física, mas sim na harmonia entre corpo, mente e alma. E por isso, são utilizadas diversas técnicas como massagens, aromaterapias, nutrição, fitoterapia e muitas outras. 

Uma que está se tornando muito conhecida é a raspagem de língua. Segundo a Ayurveda, essa técnica deve ser um hábito diário em nossas rotinas.

Porque a raspagem de língua é importante

Durante a noite, o sistema digestivo trabalha para digerir e metabolizar os alimentos que foram consumidos ao longo do dia e para remover as impurezas. Porém, acabam ficando, na boca, restos mal digeridos, que são as chamadas toxinas, e grande parte delas são depositadas na língua enquanto dormimos.

Por isso, ao não higienizarmos corretamemte, corremos o risco de reabsorver essas toxinas, podendo nos levar a ter problemas digestivos e respiratórios. Ao raspar a língua, além de melhorar a sua imunidade, contribui para um bom hálito, facilita a digestão e auxilia em problemas como sinusite. O ideal é que a língua seja raspada todo dia ao acordar, com raspadores específicos (de preferência cobre, inox ou aço / podem ser comprados pela internet).

Se você ainda não tem esse hábito, tente começar e nos conte o que achou!!