Ter uma alimentação adequada é fundamental para que as funções do organismo, além de contribuir para sua manutenção. Mas sabemos que cuidar da alimentação é apenas um dos passos para ter uma vida mais saudável, certo? Fazer atividade física e cuidar da saúde mental e espiritual são outros dois pilares que refletem no nosso bem-estar e qualidade de vida.

Nessa correria que vivemos, a última coisa que queremos é mais afazeres, mas nossa saúde deve ser prioridade. Lembre-se que fazer pouco é melhor do que fazer nada, então ao aderir ainda que parte dessas sugestões, já poderá sentir benefícios a longo prazo:

 

  1. Crie uma rotina alimentar com horários

Criar hábitos saudáveis leva um certo tempo e esforço, mas os resultados são certamente recompensadores. Comece organizando os horários para cada refeição e procure segui-los diariamente até que se torne um hábito. Além disso, caso não esteja habituado, coloque sempre uma fruta, verdura e/ou legume nas suas refeições.

 

  1. Deixe, gradativamente, de consumir alimentos calóricos não nutritivos no dia a dia

Deixar totalmente de lado os doces e as friturinhas é realmente difícil quando feito de uma hora para outra. Comece aos poucos, consumindo quantidades menores desses alimentos e maiores de outros que alguns chamam de "comida de verdade". 

 

  1. Opte por alimentos menos processados

Alimentos frescos e in natura possuem muito mais nutrientes do que os processados. Tendo isso em mente, opte por grãos integrais como a aveia, iogurte integral de boa procedência, leguminosas como feijões e grão de bico e, claro, frutas, legumes e verduras. Existem diversas combinações possíveis para você enriquecer sua alimentação de forma saudável e saborosa.

 

  1. Aposte em produtos de qualidade

Produtos alimentícios são extremamente práticos e, por isso, têm feito cada vez mais parte da nossa rotina. Existem muitas marcas no mercado vendendo todo tipo de produto, então é preciso saber escolher aqueles que tenham uma boa composição e tragam benefícios à nossa saúde. Quanto menor a lista de ingredientes e menor a quantidade de aditivos químicos, melhor.

 

Fora tudo isso que falamos é importante movimentar-se. Se não der para incluir um exercício físico no momento, seja ele uma dança, luta, funcional, tente caminhar ou ir de bicicleta para o trabalho, faça atividades ao ar livre aos finais de semana, troque o elevador pela escada.

E não deixe de cuidar da mente e espírito. Descanse, medite, entre em contato com a natureza, esteja com pessoas que gosta e que te querem bem. Porque no fim, pode até não parecer, mas todas essas coisas são sobre saúde.