Você sabia que algo tão simples como reduzir a temperatura do chuveiro, durante o banho, pode trazer uma melhora significativa para a sua vida? SIM! O banho gelado traz diversos benefícios e, com certeza, alguns deles você nem imaginava. Confira o poder que o banho gelado tem:

 

1 - Aumento da circulação sanguínea:

Quando o banho frio é tomado com frequência, o sistema circulatório trona-se mais eficiente, pois facilita o fluxo de sangue nas veias, acelerando a circulação no corpo e aumentando o estado de alerta e clareza, o que também pode contribuir para uma recuperação muscular mais rápida.

 

2 - Aumenta o hormônio da felicidade, a endorfina:

A água fria diminui a concentração de ácido úrico no corpo, aumentando os níveis de glutationa (molécula presente em quase todas as células do organismo) no sangue e, consequentemente reduz o estresse. Além disso, o banho gelado, envia impulsos elétricos para o cérebro, causando sensação de bem-estar, felicidade e otimismo.

 

3 - Acelera o metabolismo:

Nosso corpo é formado por dois tipos de gordura, a branca, conhecida por ser ruim e a marrom, conhecida por ser boa. Ao tomar banho de água fria, a gordura marrom é ativada, para manter o corpo aquecido. Essa ativação é responsável por aumentar o gasto de energia corporal e consequentemente, resulta em um maior gasto calórico. Além disso, o banho gelado, pode auxiliar nos níveis hormonais e contribuir para o sistema gastrointestinal.

 

4 - Aumenta a imunidade:

Ao tomar banho frio regularmente, você pode aumentar a quantidade de leucócitos do seu corpo. Conhecidos também como glóbulos brancos, eles são responsáveis por combater as células mortas e defender o organismo de bactérias, vírus e substâncias tóxicas, que geram infecções ou outras doenças, como gripes e resfriados.

 

5 - Diminui o gasto com a água, eletricidade ou gás:

Banho frio costuma ser mais rápido, além também, de não ter a necessidade de esquentar a água, o que acaba reduzindo os gastos com eletricidade ou gás.

 

6 - Melhora o aspecto da pele e do cabelo:

O banho gelado além de deixar o cabelo mais forte e brilhante, diminui a vermelhidão e o inchaço da pele.  A água fria pode contribuir para uma vasoconstrição (contração dos vasos sanguíneos) no couro cabeludo e na pele, fazendo com que os poros fechem, melhorando o aspecto de ambos.

 

Fique por dentro

Receba conteúdos e notícias sobre vida saudável, nutrição e bem-estar no seu e-mail. Inscreva-se em nossa Newsletter!