O colágeno constitui cerca de quase 30% das proteínas do corpo humano, mas conforme os anos passam nosso organismo reduz a capacidade de produzi-lo. Por isso, para ajudar a manter a pele e o corpo sempre saudável é fundamental fazer a reposição seja através da alimentação, da suplementação ou até mesmo por meio de tratamentos estéticos e dermocosméticos.

A proteína de colágeno contribui para manter um aspecto mais jovem da pele, evitando as famosas rugas e linhas de expressões; fortalecer unhas e cabelos e evitar o desgaste ósseo e articular. Sendo uma proteína, ele ainda pode contribuir para fortalecer e aumentar os músculos.

 

Entenda os tipos de colágeno 

O colágeno é uma proteína composta por diversos aminoácidos como a lisina, que auxilia no desenvolvimento ósseo e fortalece o sistema imune; a glicina, que possui funções antioxidantes, imunomoduladoras e tem um papel importante na saúde intestinal; e a prolina, que favorece na sustentação do colágeno.

São diversos os tipos de colágeno existentes em nosso corpo, mas os mais conhecidos são:

- Colágeno tipo 1: mais abundante na pele e nos ossos.

- Colágeno tipo 2: está em sua grande maioria, nas articulações, servindo como um amortecedor.

- Colágeno tipo 3: presente nos processos de cicatrização do corpo.

Vale lembrar que para uma boa produção de colágeno em nosso organismo, é importante estarmos com os cofatores em dia, como a vitamina C, o cobre, o zinco e o silício orgânico, que podem ser encontrados nos alimentos. 

 

Suplementos de colágeno

Ao comprar suplementos de colágeno é importante analisar a composição do produto, a qualidade da matéria-prima e a forma de apresentação da molécula. A maioria é dos colágenos é de origem bovina, mas pode de origem suína ou de aves. 

Os colágenos da KiCoffee são de origem bovina e ainda são Grass Fed, o que significa que os animais são criados soltos; alimentados com pasto e/ou ração não transgênica e que não recebem hormônios ou qualquer outra substância que force seu crescimento não natural.

E lembre-se: o colágeno é uma proteína que precisa ser hidrolisada, ou seja quebrado em pequenas partículas, para que organismo consiga absorver com mais facilidade.

Para aumentar ainda mais a absorção e aproveitar melhor os benefícios, recomenda-se consumir o colágeno hidrolisado na forma de peptídeos de colágeno. Esses dois fatores - qualidade da matéria-prima e processo de hidrólise - fazem com que o nosso colágeno tenha alta biodisponibilidade, com uma taxa de absorção superior a 90% pelo organismo.

Também conseguimos garantir o colágeno pela alimentação. Clique aqui para saber mais. 

 

Hábitos importantes para auxiliar na produção de colágeno

É fundamental proteger-se do excesso de exposição solar, ter uma rotina de skincare dormir bem, fazer atividade física e ter uma alimentação equilibrada, rica em antioxidantes.