A capacidade do organismo de se defender de invasores, no caso vírus, bactérias ou fungos que possam causar doenças, é chamada de imunidade. Quando ela está baixa, ficamos mais propensos a ter infecções, já que o sistema imune não consegue responder aos patógenos de maneira eficaz.

O primeiro passo para evitar que isso aconteça é ter uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes. Além disso é preciso cuidar da hidratação, praticar exercícios físico e priorizar uma boa noite de sono.

É preciso também se atentar a saúde intestinal. Você sabia que 70% da nossa resposta imunológica depende do intestino? E que podemos modulá-la através do que ingerimos? Por isso, a alimentação é o passo mais importante. Comer a quantidade adequada de proteínas, alimentos fonte de vitamina A e C e ter bons níveis de vitamina D são fundamentais para a saúde do intestino e, consequentemente, para o fortalecimento do sistema imune.

 

Alimentos que auxiliam a imunidade

Frutas como laranja, acerola, kiwi e goiaba são ricas em vitamina C, que tem função antioxidante, ou seja, ajudam a proteger as células de invasores externos e da oxidação; anti-inflamatória e estimula a produção de anticorpos.

Vegetais verdes-escuros como brócolis, couve, rúcula, e espinafre que são ricos em ferro e ácido fólico, um nutriente que contribui com a formação das células de defesa do organismo.

Mamão, cenoura, abóbora, manga e outros alimentos fonte de vitamina A.

O famoso arroz ou outro cereal com feijão ou outras leguminosas, além de castanhas e carnes magras, por serem fonte de zinco.

Linhaça, chia, semente de abóbora e de girassol que são fonte de vitamina E.

Alimentos fonte de vitamina D como salmão, a sardinha e a gema de ovo. 

Outros alimentos como frutas vermelhas, tomate, uva roxa, cacau, café de boa qualidade, gengibre e chás de ervas também são ótimos aliados para o sistema imunológico, por possuírem a mesma função antioxidante.

 

Ingrediente chave

Um ingrediente pouco conhecido, mas que é excelente para melhorar a função imunológica é o Wellmune®, um concentrado de beta-glucana de levedura que fizemos questão de colocar no nosso Collagen Immuno. De acordo com os estudos, sua suplementação reduz a aparição e os sintomas associados a infecções do trato respiratório e melhora o bem-estar dos pacientes.

 

Outros hábitos importantes para ajudar a fortalecer a imunidade 

Como dito anteriormente, além de manter uma alimentação equilibrada, é importante aliar hábitos saudáveis como dormir de 7 a 8 horas por dia, praticar corrida, musculação, lutas, yoga e beber bastante água

A água é um dos principais componentes do corpo humano, considerada importante não só por hidratar o corpo, mas também por auxiliar no funcionamento intestinal e renal, contribuir para a eliminação de toxinas e ainda melhorar a circulação sanguínea.

Outra prática importante é a meditação, porque meditar contribui para a diminuição do nível de cortisol, que quando alto de maneira crônica, tem efeito imunossupressor, deixando o organismo vulnerável a doenças.

Todos esses hábitos refletem na sua imunidade e, consequentemente, na sua qualidade de vida.