Com tantos desafios enfrentados devido à pandemia da Covid-19 e ao isolamento social, acabamos vivendo uma rotina estressante e de muita ansiedade. Nesse momento a comida pode entrar em cena, como válvula de escape.

Para acalmar as emoções desse período, é comum buscarmos alimentos capazes de trazer sensação de conforto e amparo, as chamadas comfort foods, que podem ser um alívio em meio às preocupações. O problema é quando o consumo desses alimentos se torna exagerado e recorrente, porque pode gerar um aumento de peso e uma ansiedade ainda maior.

Com a praticidade dos deliveries e com tempo sobrando para se aventurar na cozinha, o acesso a esses alimentos aumenta ainda mais. Massas, fondue de queijo, bolos, sobremesas e vinho são alguns exemplos de comidas que proporcionam bem-estar e prazer imediato.

Então, o que fazer para regular a balança e não descontar o estresse e a ansiedade na comida?

 

Dicas para manter o peso na quarentena

1) Procure entender se você realmente está com vontade de comer aquilo

Antes de comer, pergunte a si mesmo: será que eu estou com vontade ou só quero comer porque o alimento está disponível? Ainda que você coma só porque quer, saber que não comeria naquele momento se o alimento não estivesse ali nos leva a próxima dica.

2) Controle o ambiente

Se você come só porque tem acesso a esses alimentos, talvez a melhor opção seja não tê-los em casa e comprar apenas quando realmente estiver com vontade. 

3)  Faça refeições nutritivas

Às vezes sua vontade de comer o tempo todo é só o corpo sentindo falta de nutrientes. Faça melhores escolhas e inclua sempre frutas, legumes e/ou verduras nas suas refeições.

4) Reveja sua relação com a comida

A comida até pode funcionar como válvula de escape em alguns momentos, mas ela não pode ser a única. Encontre outras maneiras de lidar com o estresse e a ansiedade e se precisar, busque ajuda.

5) Não deixe de se movimentar

Plataformas de treinos online e até mesmo vídeos da internet podem te ajudar com isso. Usar as escadas em vez de o elevador e fazer aquela arrumação na casa também conta!

  

Lembrando que estamos vivendo um momento atípico, então observe seus comportamentos e acolha-se com carinho. Apenas assim somos capazes de reconhecê-los e, consequentemente, mudá-los.