Com tantos desafios enfrentados devido à pandemia da Covid-19 e ao isolamento social, acabamos vivendo uma rotina estressante e de muita ansiedade. Nesse momento a comida entra em cena, como válvula de escape.

 

Para acalmar as emoções desse período, as comfort foods podem se tornar um alívio em meio às preocupações. Uma solução bastante comum e rápida, mas nem sempre muito saudável, que pode acarretar no aumento de peso e em uma ansiedade ainda maior.

 

Mas, você sabe o que são comfort foods e como elas podem afetar o seu peso se consumidas em exagero? E principalmente, quais atitudes tomar para manter uma dieta saudável nesse período? Confira as nossas dicas!

 

 

Comfort foods: o que são elas

 

As comfort foods são alimentos capazes de trazer sensação de conforto, em meio a situações estressantes ou desagradáveis. São comidas que causam uma associação prazerosa e emocional, promovendo uma espécie de amparo nas pessoas que as consomem.

 

Recorrer a esse tipo de alimento é uma maneira de se sentir seguro, principalmente durante momentos de instabilidades e dúvidas, como é o caso da quarentena. As comfort foods não são alimentos proibidos, o problema é a indução ao exagero no seu consumo, e principalmente o sentimento de culpa que muitas pessoas ficam no dia seguinte.

 

Por exemplo, comfort foods podem ser pratos como massas, um fondue de queijo, bolos e sobremesas doces, vinho, entre outros. No geral, são alimentos que proporcionam bem-estar e prazer imediato.

 

A questão é que, durante o isolamento, o acesso a esse tipo de comida se torna muito mais fácil e prático, fazendo com que seu consumo aumente. A consequência é o aumento de peso na quarentena, aqueles quilinhos a mais na balança. Por isso, é preciso entender até que ponto a sua ingestão é saudável e até que ponto a sua ingestão se tornou exagerada.

 

Então, o que fazer para regular a balança e melhorar a sua relação com a comida?

 

Dicas para manter o peso na quarentena

 

Como mudar minha alimentação diária e as minhas escolhas, melhorando a minha saúde, mantendo o peso ou até mesmo perdendo uns quilinhos?

 

A principal dica é evitar o consumo exagerado das comfort foods e principalmente de fast foods, essa última opção além de muito gordurosa e praticamente sem nutrientes, traz diversas inflamações para o corpo. Abaixo listamos algumas iniciativas no combate contra o aumento de peso, buscando qualidade de vida e rotina saudável. Confira!

 

- Comece o dia com uma refeição nutritiva, assim você não vai ficar o resto do dia descontando seus sentimentos na comida. Separe um tempo para você logo de manhã, e faça um shake, um suco verde, uma receita mais elaborada como uma panqueca saudável (temos varias sugestões de receitas ou se quiser uma bebida prática e nutritiva, tome o KiCoffee)

- Para fugir dos exageros, evite estocar alimentos em casa

- Nada de radicalismo: se comer em excesso não é bom, restringir tudo também não é legal, isso pode ter um efeito oposto

- Exercite-se, mesmo que seja em casa. O importante é movimentar-se

- Planeje os horários das suas refeições e seu cardápio

- Coma com atenção e aproveite o momento

- Estabeleça metas e seja firme

- Equilíbrio é tudo: ingira tudo com moderação e opte pelas versões saudáveis dos alimentos. Se fugiu um pouco da dieta, não se culpe, algumas vezes sair da rotina é bom para o corpo e para a alma.

- Aposte em produtos que auxiliam você a manter o peso e emagrecer de forma saudável, ao mesmo tempo em que são saborosos, como o KiCoffee (que ajuda na prática para emagrecer, por ter em sua composição a cafeina e o TCM, que combinados aceleram o metabolismo e garantem energia para a rotina).

 

Dica extra: dieta cetogênica é uma aliada saudável e eficaz para o seu corpo

 

A dieta cetogênica pode ser uma das grandes aliadas ao seu emagrecimento! Como funciona? A primeira coisa é saber que se trata de um processo. Você não muda totalmente para a dieta cetogênica de uma hora pra outra. (Confira mais nesse post)

 

O objetivo é diminuir o consumo de carboidratos, proteínas até chegar em estado de cetose. Isso ocorre quando o seu corpo para de usar glicose e passa a utilizar as gorduras do corpo como principal fonte de energia. É uma troca metabólica. Basicamente, acontece quando não se come mais que 10% de calorias provenientes de carboidratos, 20% de proteína e os 70% restantes só de gordura. Mas lembre-se as fontes de gorduras devem ser gorduras boas, como azeite, ovos, óleo de coco, tcm, castanhas, entre outras.

 

A dieta cetogênica vai garantir que o seu organismo fique nutrido e saciado por mais tempo, garantindo redução de números na hora de subir na balança.

 

Conte com a KiCoffee para manter seu peso na quarentena

 

Nos preocupamos com a sua saúde e o seu bem-estar físico e mental, principalmente diante do atual momento em que vivemos, em que a ansiedade tomou conta de muita gente. Sabemos que a nossa rotina está totalmente diferente, pedindo completa adaptação.

 

Somos apaixonados por alimentos e tecnologias e procuramos sempre a melhor combinação de ingredientes para desenvolver produtos que façam a diferença no seu dia a dia, garantindo benefícios e uma vida mais saudável.

 

Que tal ter a KiCoffee como uma aliada benéfica para manter o seu peso na quarentena, com um estilo de vida mais saudável e com mais energia e disposição? Você pode beber KiCoffee de manhã, ao acordar para começar o dia, antes ou depois do treino, entre um call e outro, entre as aulas onlines, ou quando precisar de energia extra para qualquer atividade do dia!  Conheça nossos produtos e tenha sempre em casa energia e saúde à sua disposição!